sábado, 23 de abril de 2011

Frases de Fernando Pessoa

O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formámos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o príncipio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida.



Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.




Conformar-se é submeter-se e vencer é conformar-se, ser vencido. Por isso toda a vitória é uma grosseria. Os vencedores perdem sempre todas as qualidades de desalento com o presente que os levaram à luta que lhes deu a vitória. Ficam satisfeitos, e satisfeito só pode estar aquele que se conforma, que não tem a mentalidade do vencedor. Vence só quem nunca consegue.



2 comentários:

  1. Escritor português, nasceu a 13 de Junho de 1888, numa casa do Largo de São Carlos, em Lisboa. Faleceu em 30 de Novembro de 1935 no Hospital de S. Luís dos Franceses, onde foi internado com uma cólica hepática, causada provavelmente pelo consumo excessivo de álcool.

    Tem como principal característica escrever através de heterônimos, ou seja, é como se Pessoa fosse dividido em diversos poetas diferentes e cada um assina com nomes distintos, sendo que os principais são: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Cada um tem suas características peculiares, um é mais otimista, outro mais pessimista e outro mais realista. Além dessas, as obras de Fernando Pessoa também apresenta diversas características temáticas e também estilísticas, como: consciência do absurdo da existência, oposições como pensar e sentir, esperança e desilusão, pensamento e vontade. Que o conduzem a sentimentos de tédio, angústia, solidão, entre outros e para fugir desses sentimentos evoca a infância, a ilusão do sonho, o fingimento e outras formas de superação. Já quanto a forma estética do escritor podemos dizer que ele apresenta economia de meios com uma sintaxe simples, por exemplo, linguagem sóbria, versos curtos. Mas, também usa bastante recursos musicais como a aliteração, a rima e a eufonia.

    ResponderExcluir
  2. Você encontra outras obras desse autor em:

    http://www.suapesquisa.com/biografias/fernando_pessoa.htm

    ResponderExcluir